‘Arthur Mamãe Falei’ sobre candidatura à prefeitura de SP: ‘Não depende de mim’

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2019 12h20
Jovem PanArthur do Val foi o convidado do Morning Show nesta terça (19)

O deputado estadual Arthur do Val (DEM-SP) reforçou em entrevista ao Morning Show nesta terça-feira (19) que pretende se candidatar à prefeitura de São Paulo em 2020, mas precisa enfrentar alguns obstáculos para isso.

“Não depende de mim. Isso está na mão de quem tem partido e uma caneta na mão. Esse pra mim é um dos maiores problemas no nosso país. A gente deveria ter, em primeiro lugar, a possibilidade de candidatura independente, a partir do momento que eu olho pros partidos e digo que nenhum me representa, por que não posso me tornar uma liderança de que quem ser representado por mim?”, questionou o deputado.

O deputado explicou que os partidos políticos brasileiros precisam ser cartorários, ou seja, as legendas precisam ser registradas em cartórios civis para serem validade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que permite o acesso aos fundos eleitorais e partidários.

“Além da possibilidade da candidatura independente, acho que deveríamos ter no Brasil a criação de partidos não-cartorários, partidos regionais”, completou do Val.

Na semana passada, mesmo sem ter certeza de que terá uma legenda para lançar um nome, o Movimento Brasil Livre (MBL) indicou Arthur do Val como pré-candidato à prefeitura da cidade durante o seu 5º Congresso Nacional, em São Paulo.

Apesar da indicação do MBL, o deputado do DEM encontra resistência dentro de sua própria legenda. Arthur já deu declarações públicas de que pode deixar o partido — ele tem mantido contato com outras siglas.