Presidente da Huawei diz a Bolsonaro que quer operar 5G no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2019 06h59
RUNGROJ YONGRIT / EFEreunião com o representante da Huawei ocorreu dias depois do encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, durante o encontro do Brics

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (18) que a gigante chinesa de tecnologia Huawei quer instalar o 5G no Brasil. Bolsonaro se reuniu, no Palácio do Planalto, com o presidente-executivo da empresa asiática, Wei Yao.

Segundo Bolsonaro, os chineses não fizeram uma proposta formal, mas apenas demonstração de interesse. O presidente também disse, porém, que não tratou do leilão do 5G – que deve ser realizado no segundo semestre de 2020.

A Huawei é detentora da tecnologia, que está no centro da guerra comercial entre Estados Unidos e China. O interesse chinês nesse mercado preocupa os norte-americanos.

O presidente afirmou que, durante a reunião, a companhia chinesa apenas falou sobre a presença no Brasil.

Bolsonaro destacou também que uma empresa sul-coreana também estaria em condições de operar o 5G no país e garantiu que a oferta e a conectividade serão determinantes para a escolha.

A reunião com o representante da Huawei ocorreu dias depois do encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, durante o encontro do Brics, em Brasília.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles