Conferência para paz confirma cessar-fogo na Líbia

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2020 06h50
EFEEsta foi a primeira vez em que estiveram reunidos todos os atores relevantes envolvidos no conflito líbio, que já dura cinco anos

Uma conferência internacional realizada neste domingo (19) em Berlim reforçou o cessar-fogo iniciado há uma semana na Líbia.

Organizado pelo governo alemão e pela Organização das Nações Unidas, o encontro contou com a participação de aliados internacionais do governo líbio apoiado pela ONU e representantes das forças rebeldes, lideradas pelo general Khalifa Hafter.

Esta foi a primeira vez em que estiveram reunidos todos os atores relevantes envolvidos no conflito líbio, que já dura cinco anos. No encontro, as partes também se comprometeram em respeitar o embargo de armas decretado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a conferência sobre a Líbia fez uma importante contribuição aos esforços de paz da ONU. Ela destacou ainda que não existe a possibilidade de uma solução militar, e que é preciso encontrar uma saída política.

*Com informações do repórter Leonardo Martins