Samy Dana: Ainda que juros real seja menor da Selic, Brasil tem 11ª maior taxa

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2019 08h03
PixabayO calculo do jornal Valor Econômico, que leva em conta a Selic de 5,5% ao ano e a avaliação da Bolsa de São Paulo, que já desconta a inflação projetada

Brasil tem nesta terça-feira (24) o menor juros real da história, com 1,37% ao ano. Este é o calculo do jornal Valor Econômico, que leva em conta a Selic de 5,5% ao ano e a avaliação da Bolsa de São Paulo, que já desconta a inflação projetada.

“Bom, não é a menor da história. É a menor Selic da história. Já tivemos época de taxas negativas, no período hiper inflacionário. Ou seja, a taxa era positiva mas a inflação era maior ainda. Ainda que a taxa seja a menor da Selic, o Brasil tem a 11ª maior taxa – entre mais de 180 países.”

“Não adianta ter essa taxa baixa se o juros do cartão de crédito e do cheque especial seja de 300%. Precisamos estudar porque acontece isso. É falta de concorrência? É ineficiência dos bancos? São muitos impostos? Porque é o que chega no bolso do consumidor. E, para investir, com uma taxa real tão baixa, as pessoas precisam entrar em outros instrumentos como na Bolsa de Valores”, completa Samy.