Denise: Vendas do comércio crescem 0,7% em setembro e confirmam tendência de recuperação

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2019 10h00
Arquivo/Agência BrasilSetor tem grandes expectativas para as vendas na Black Friday e no Natal

Em mais uma confirmação na tendência de melhora da atividade econômica para o fim deste ano, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quarta-feira (13), dados positivos sobre as vendas do comércio varejista. Em setembro, na comparação com o mês anterior, o setor cresceu 0,7%, – garantindo o quinto resultado positivo consecutivo no ano, além de o melhor resultado para o mês desde 2009, quando cresceu 1,1%.

Outro dado positivo é o avanço do varejo ampliado, que envolve a venda de materiais de construção e veículos, que cresceu 0,9% em relação a agosto e 4,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Apesar de não serem avanços expressivos, os números mostram recuperação econômica e, com uma série de fatores – liberação dos saques do FGTS; juros mais baixos chegando, também, no crédito; inflação baixa que ajuda na recuperação do poder de compra e uma melhora, ainda que pouca, no mercado de trabalho – reafirma a expectativa de melhora.

Há, também, grandes esperanças para duas datas muito importantes para o comércio que vem se aproximando: a Black Friday e o Natal que prometem, além das vendas, um avanço importante das compras pela internet.