Denise: Serviços avançam e aumentam expectativa de retomada da economia

  • Por Jovem Pan
  • 12/11/2019 10h11
LUIZ SOUZA/ESTADÃO CONTEÚDOCrescimento foi impulsionado pelo setor de transportes

O setor de serviços cresceu 1,2% em setembro, na comparação com agosto, segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (12). Já quando comparado como mesmo período de 2018, o avanço foi de 1,4%. Dessa forma, o acumulado do ano passou para 0,6%, e, em 12 meses, o saldo é positivo em 0,7%

Com esses dados, o setor de serviços deixa para trás quase todos os dados negativos que o acompanharam durante a recessão. Dos cinco ramos pesquisados, quatro tiveram avanços importantes, com destaque para os setores de transporte e correios.

O avanço demonstra, além da recuperação do setor, uma provável retomada mais firme no crescimento da economia para o final deste ano, além de impulsionar as expectativas para um cenário mais favorável no ano que vem. Vale lembrar, também, que esse é o setor que mais abre vagas de empregos no país, tornando as projeções ainda mais esperançosas.

De todos os setores dos serviços, que patinaram por muito tempo, o único que ainda não conseguiu se recuperar foi o industrial, que ainda tem dificuldades para recuperar as perdas que acumulou mesmo antes da recessão econômica começar.