Denise: ‘Prévia do PIB’ sobe em setembro e fecha 3º trimestre com alta de 0,91%

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2019 10h09
Creative Commons/PixabayDados foram positivos durante toda a semana e demonstram retomada econômica

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma “prévia” do PIB (Produto Interno Bruto), registrou alta de 0,44% em setembro, em relação a agosto. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (14).

No terceiro trimestre deste ano, o índice apresentou alta de 0,91% comparado ao período anterior. Já na comparação entre o terceiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2018, o crescimento foi de 0,99%.

O resultado é bom e reafirma a tendência de melhora registrada ao longo da semana com índices do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre os setores de comércio e serviços – o primeiro cresceu 0,7% em setembro e, o segundo, 1,2%.

Além disso, a prévia do PIB confirma, também, as elevações de projeções em relação ao crescimento da economia para este ano. No último Boletim Focus, por exemplo, divulgado nesta segunda-feira (11), a expectativa atingiu 0,92% – mas, com os bons dados dessa semana, pode trazer mais alguma elevação.

Depois de semanas consecutivas de revisão para baixo, o Brasil finalmente está em um momento de melhores perspectivas em relação ao PIB de 2019.