Bruno Garschagen: Do ponto de vista político, precisa-se tomar cuidado com relações comerciais

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2019 08h45
PixabayOs presidentes da Rússia e da China criticaram o excesso de protecionismo e ressaltaram que as barreiras comerciais são uma ameaça

Jair Bolsonaro fala em ampliar negócios com países dos Brics e destaca que o Brasil está melhorando o ambiente de negócios. Já os presidentes da Rússia e da China criticaram o excesso de protecionismo e ressaltaram que as barreiras comerciais são uma ameaça ao crescimento da economia global.

“Não há dúvida de que é muito importante que o Brasil estabeleça acordos e os empresários brasileiros tenham acesso a novos mercados, assim como nós, consumidores brasileiros, tenhamos acesso a produtos produzidos em outros países mais baratos. Mas, do ponto de vista político, é preciso tomar cuidado para que relações comerciais não transbordem para aliança política.”

“Nesse caso, teríamos um problema sério. Ter algum tipo de aliança politica com uma ditadura comunista, como a China, é problemático. Um erro que foi cometido, por exemplo, na União Europeia. Começou sendo uma aliança comercial e depois se transformou em um grande bloco politico, com todas as consequências negativas dessa aliança politica.”