Santa Catarina proíbe futebol por ser ‘esporte de contato’, mas libera basquete

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2020 18h15
Reprodução/Twitter CBBPartida entre Brasil x Uruguai, realizada no em fevereiro

O governo de Santa Catarina liberou a prática de esportes no estado por meio de um decreto na última segunda-feira (27), mas alguns pontos do texto têm deixado população em dúvida sobre o que, de fato, está permitido.

De acordo com a publicação, “atividades físicas como treinos e jogos (vôlei, beach tênis, basquete, futevôlei) coletivos poderão ocorrer ao ar livre desde que respeitando o limite máximo de quatro praticantes com os devidos distanciamentos de 4 metros e uso de máscaras, as atividades físicas que possuem contato físico com futebol, não estão autorizadas”.

O distanciamento, porém, não é possível em modalidades como o basquete, por ser um esporte de forte marcação e contato – ao contrário do que afirma o texto.

Além de permitir as atividades individuais e da exigência do distanciamento mínimo de quatro metros entre cada participante das atividades em grupo, o decreto libera o uso dos espaços públicos, “desde que não haja aglomeração de pessoas”, e ordena que todos os praticantes usem máscaras – esportes aquáticos são a exceção.

A Secretaria Estadual de Saúde também reforçou as medidas de prevenção, orientando que os praticantes de atividade física continuem seguindo as orientações dadas desde o início da pandemia, como lavar as mãos após a atividade, higienização de equipamentos com álcool 70º ou água e sabão, monitoramento de sinais como febre, que pode ser um dos sintomas da covid-19, troca de máscaras e banhos regulares.