Com Arena lotada, Corinthians vence São Paulo e é campeão do Campeonato Paulista feminino

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2019 13h26
VAN CAMPOS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOTimão confirmou favoritismo em campeonato invicto

O Corinthians venceu o São Paulo por 3 a 0 neste sábado (16) — confirmando a vantagem alcançada no jogo de ida, no Morumbi, quando havia vencido por 1 a 0 — e conquistou o título de campeão do Campeonato Paulista feminino de 2019.

Em uma Arena Itaquera lotada com quase 30 mil torcedores, recorde de público na modalidade, Victoria Albuquerque abriu o placar ainda no primeiro tempo, e Juliete e Millene completaram no segundo.

Com a taça, o Timão, que este ano já foi campeão da Libertadores feminina, confirmou o favoritismo na competição em que estava invicto. Victoria também se consagrou como artilheira do Paulistão com 11 gols.

Ação por igualdade salarial

Uma ação chamou a atenção de quem acompanhava a transmissão da Federação Paulista de Futebol (FPF) da final. Assim que o Timão fez o primeiro gol (aos cinco minutos do primeiro tempo com Vic Albuquerque), o placar marcou 0,8 a 0 em vez de 1 a 0.

A iniciativa chamada de “#PlacarPelaMudança” fez parte de uma ação da FPF com a ONU Mulheres e a agência de publicidade BETC/Havas para evidenciar a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Como os dados mais recentes do IBGE mostram que elas recebem 20,5% a menos do que eles pelo exercício da mesma função, o placar tirou 20% do primeiro gol marcado.

Flamengo campeão no RJ

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 1 e levou o título do Campeonato Carioca feminino, em jogo disputado no Estádio Luso-Brasileiro (Ilha do Governador).